O Grupo PET Enfermagem, juntamente com outros acadêmicos e docentes da EEnf, realizou, dia oito de agosto do corrente ano, uma visita técnica ao Centro Histórico e Cultural do COREN - RS.

Em uma ampla e bem cuidada chácara, situada na Zonal Sul de Porto Alegre, são mantidos pelo Conselho Regional de Enfermagem um Horto de Plantas Medicinais e um Memorial de Enfermagem. Entre as curiosidades do horto, destacam - se o Relógio do Corpo Humano, a Espiral de Ervas Medicinais e canteiros em forma de mandala, tudo cultivado pelo técnico agrícola Luiz Antônio Alves da Silva. Com muito entusiasmo e competência, ele forneceu ao grupo informações acerca do cultivo, manutenção, colheita e preparo de chá. Entre as ervas do horto citam - se a malva, hortelã, erva - cidreira, manjerona, orégano, quebra - pedra, tanchagem, sálvia, tomilho, bardana, cardos - mariano e ora - pro - nobis. Durante a agradável caminhada, em que se conheceu todas as espécies, o olfato foi aguçado com o perfume exalado pelas plantas aromáticas que embelezam o local. Vale ressaltar, que todas as ervas medicinais cultivadas no local, não possuem adição de produtos químicos visando assim obter o máximo de aproveitamento que a erva proporciona. Com o objetivo implementar projetos semelhantes em nosso município, cogitou -se a possibilidade de uma parceria entre a Escola de Enfermagem e o COREN, proposta que agradou a equipe do local. O memorial da enfermagem, instalado na sede principal, conta com mais de 1000 itens já catalogados, entre objetos, documentos e equipamentos.

 

 

Relógio do Corpo Humano

 

 


 

LISTA DOS TRABALHOS INSCRITOS PARA A SEMANA RIOGRANDINA DE ENFERMAGEM: RESULTADO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DIA 27/04/2013 (clique aqui)

O Grupo PET Enfermagem deseja à todos um ótimo retorno e votos de que os projetos idealizados sejam plenamente realizados neste ano de 2013.
Nos colocamos à disposição para eventuais dúvidas e/ou sugestões.

Escolhi os plantões, porque sei que o escuro da noite amedronta os enfermos.
Escolhi estar presente na dor porque já estive muito perto do sofrimento.
Escolhi servir ao próximo porque sei que todos nós um dia precisamos de ajuda.
Escolhi o branco porque quero transmitir paz.
Escolhi estudar métodos de trabalho porque os livros são fonte saber.
Escolhi ser Enfermeira porque Amo e respeito a vida!”

Florence Nightingale